Longa foi citado diversas vezes durante a cerimônia
Apesar de ter perdido a disputa, Avatar foi, sem dúvida, o filme mais lembrado entre os premiados que subiram ao palco do Kodak Theater neste domingo.
Ao receber o Oscar de melhor filme estrangeiro por O Segredo dos Seus Olhos, o cineasta argentino Juan José Campanella agradeceu à Academia por não considerar o Na'vi (idioma criado para Avatar) uma língua estrangeira.
Quem também tirou uma casquinha de Avatar foram os apresentadores da festa, os atores Steve Martin e Alec Baldwin. Entre as dezenas de piadinhas, os dois brincaram com a “guerra” entre a diretora de Guerra ao Terror, Kathryn Bigelow, e de Avatar, James Cameron.
Ao falar sobre Bigelow e Cameron, que foram casados por dois anos, Martin disse que a diretora ficou tão feliz de ter sido indicada junto com o ex-marido que enviou ao cineasta uma "cesta de presentes com um timer". Para completar a piada, Baldwin afirmou que Cameron retribuiu enviando para ela um Toyota, montadora japonesa que passa por um momento de crise internacional de confiança.Mas foi o comediante Ben Stiller quem roubou a cena ao aparecer caracterizado de Avatar para apresentar a categoria de melhor maquiagem. Pouco confortável com a cauda do personagem que representava, Stiller não se incomodou em usar lentes de contato amarelas e de pintar todo o rosto de azul. Apesar da “torcida” por Avatar, Stiller teve que entregar o prêmio para o filme Star Trek.