sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

MARCELINHO CARIOCA E A FOGUEIRA SANTA

">

Dia do Engenheiro e do Arquiteto - 11 de dezembro

Parabéns a todos os engenheiros e arquitetos responsáveis por tão belas construções, especialmente os que construiram a maiS bonita Catedral do Brasil - CATEDRAL DA FÉ EM MINAS GERAIS

DÊ A SUA OPINIÃO!!!

Qual o pior presente que você já ganhou de natal?

HISTÓRIA DE BH CONTADA EM QUADRINHOS



A história de Belo Horizonte poderá ser conhecida pelos quadrinhos. Por meio de uma pesquisa de iniciação científica, os alunos Guilherme Figueiredo e Hugo Florêncio, do curso de história da PUC-Minas, desenvolveram várias revistas em quadrinhos que mostram os principais fatos que marcaram a sociedade belo-horizontina.
A história se passa desde a época do Arraial do Curral Del Rey, quando a região ainda fazia parte da chamada Comarca de Sabará, hoje município, passando pelo início do século passado com a imigração na cidade e a construção de pontos turísticos, como o Mineirão.
A história é contada por um roteiro e personagens fictícios. O objetivo dos alunos pesquisadores é transformar o trabalho em material didático para estudantes dos ensinos fundamental e médio, já que a história da capital faz parte do currículo escolar.
O formato de revista em quadrinhos pode ser bastante eficiente para o ensino da história da cidade ao público infanto-juvenil, já que crianças e adolescentes geralmente são atraídos pela linguagem visual.
O trabalho foi orientado pela professora de comunicação visual Glória Gomide. A professora, que já publicou alguns estudos científicos sobre quadrinhos, conta que os alunos estão na primeira edição, que está em processo de revisão:
- O curioso é que eles são estudantes de história e tiveram essa visão de procurar alguém da comunicação.
Com o projeto, acrescenta ela, a dupla conseguiu uma bolsa de estudos na universidade.
Poder dos quadrinhos
Museus, bibliotecas, livros e registros e, claro, muita contradição sobre os fatos, além de dados curiosos. Como destilar todo esse material de um jeito que qualquer aluno adolescente compreenda e se sinta atraído a buscar mais informação?
Para Figueiredo, os quadrinhos têm esse poder de chegar a muitas pessoas com uma forma simples e atrativa, pela força das imagens.
A professora afirma que, por causa dessa capacidade, a história em quadrinho tem sido chamada de “nona arte”.
Florêncio afirma que o trabalho lhe deu outro ponto de vista sobre as coisas:
- É o meu primeiro trabalho como roteirista. Essa experiência com os quadrinhos abriu uma perspectiva diferente para trabalharmos tanto com a história, mas também com a educação e a didática.
Figueiredo, estudante do último período do curso de história, diz que gostou de desenhar e de ler histórias em quadrinhos. Dentro dessa proposta, os colegas desenvolveram histórias em quadrinhos utilizando temas como a cavalaria e as guerras romanas:
- Eu gosto de desenhar e o Hugo gosta de escrever. Com isso, o texto ficou romanceado e os desenhos ficaram atrativos.
Ambos têm até abril de 2010 para terminar o projeto.
A dupla também contou com a ajuda do estudante de Publicidade Rodolfo Xavier. O projeto conta com quatro roteiros prontos que devem gerar cinco revistas. Cada revista terá cerca de 20 páginas, ilustradas em preto e branco. O material está em processo de revisão.

É um sapo ou um cavalo?


Lição:
Este desenho nos ensina claramente
que devemos sempre respeitar as outras opiniões.
É necessário esperar e ouvir atentamente os outros
porque eles também têm o seu ponto de vista.
Respeitar a opinião dos outros é olhar para a mesma verdade
e saber que esta poderá ser vista de forma bem diferente por cada um.
E assim, com toda certeza, deixar de cometer injustiça com as precipitações.
O charme do desenho e sua lição enigmática consiste no fato de que,
“na história nada muda e mesmo assim, tudo é completamente diferente”.
(Aldous Huxley)

VIGÍLIA NOITA DAS ESTRELAS

Ria se Quizer !!! Jogo de Basquete




E técnico aponta para um dos jogadores e comenta : - Aquele jogador ali é tão ruim ,tão ruim que quando joga na sexta acerta no sábado .