terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

TECNOLOGIA DE PONTA!

A lei 12.058 que autoriza o registro civil único foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2009. Com a unificação, o cidadão terá o número único de registro de identidade civil, válido para os brasileiros natos e naturalizados.
Com a implantação do Afis (sigla em inglês do Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais) no Instituto Nacional de Identificação (INI) da Polícia Federal, a intenção é gerar um número nacional para todos os brasileiros. Cada pessoa terá um só número de identificação, não importa onde e nem quantas vezes ela tirar a identidade.
A nova identidade é um cartão magnético com impressão digital e chip eletrônico, incluirá nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, órgão emissor, local e data de expedição e de validade.
Obrigatoriamente, o documento deve registrar RG e CPF, mas dados como carteira de habilitação e título de eleitor são opcionais.
Hoje, cada órgão que cuida do assunto nos estados produz um número diferente de carteira de identidade, o que possibilita uma pessoa a emitir o documento em diferentes regiões. Agora, as impressões digitais serão encaminhadas para o INI, que fará um único banco de dados.
O novo documento de identidade vai ter o tamanho de um cartão de crédito. A maior novidade é o chip, que armazena todas as informações da pessoa e também as impressões digitais.
A informação não é uma tinta, então nenhum reagente químico pode alterá-la, todos os dados são gravados a laser no corpo do documento.
Em 2011, serão produzidos 2 milhões de cartões, a ser distribuídos em Brasília, Rio, Salvador, Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO).
A proposta é que, em nove anos todos os brasileiros tenham o novo registro, que vai acabar com o problema de homônimos (pessoas que têm o mesmo nome e números de registro diferentes), e principalmente com as fraudes.

Ladrão bonzinho....


Infelizmente, todos os dias vemos na Tv e nos jornais, as atividades de ladrões e que na maior parte das vezes são presos pela polícia.
E isso é um fato normal e rotineiro, mas nesse caso houve um grande diferencial.
A notícia ganha outras dimensões quando o assaltante é uma "besta quadrada".
Cody Wilkins, um jovem de 25 anos, de Maryland (EUA), foi pego no flagra ao invadir uma casa e saiu pela janela.
O problema foi o fato de que ele resolveu carregar o celular em uma das tomadas. Ao fugir, obviamente o aparelho ficou para trás.
Quando a polícia chegou para revistar a casa, encontrou um telefone que não era de nenhum dos moradores.
Eles ligaram para um dos números da agenda, que acabaram descobrindo ser da namorada de Cody.
Aí não teve jeito: descobriram o endereço do cara e o prenderam, em casa, na noite de sexta-feira (4 de fevereiro).
Já era. Agora ele só sai da cadeia com fiança de mais de R$ 1,6 milhão (ou US$ 1 milhão). Ou seja, não sai mais.
Mas a pergunta que não quer calar é que se for publicar essa notícia em um jornal, essa matéria ficaria na página de crimes ou de piadas... :)