segunda-feira, 8 de março de 2010

AVATAR VIROU PIADA!

Longa foi citado diversas vezes durante a cerimônia

Ben Stiller virou um Avatar para anunciar os indicados na categoria melhor maquiagem
A briga entre Avatar e Guerra ao Terror pelo Oscar 2010 não foi tão acirrada como previam os entendidos no assunto. Na cerimônia de premiação na noite deste domingo (7), em Los Angeles, Guerra ao Terror ficou com seis estatuetas, entre elas melhor filme e direção, e Avatar garantiu três prêmios dos nove a que concorria.

Apesar de ter perdido a disputa, Avatar foi, sem dúvida, o filme mais lembrado entre os premiados que subiram ao palco do Kodak Theater neste domingo.

Ao receber o Oscar de melhor filme estrangeiro por O Segredo dos Seus Olhos, o cineasta argentino Juan José Campanella agradeceu à Academia por não considerar o Na'vi (idioma criado para Avatar) uma língua estrangeira.Reuters

Quem também tirou uma casquinha de Avatar foram os apresentadores da festa, os atores Steve Martin e Alec Baldwin. Entre as dezenas de piadinhas, os dois brincaram com a “guerra” entre a diretora de Guerra ao Terror, Kathryn Bigelow, e de Avatar, James Cameron.

Ao falar sobre Bigelow e Cameron, que foram casados por dois anos, Martin disse que a diretora ficou tão feliz de ter sido indicada junto com o ex-marido que enviou ao cineasta uma "cesta de presentes com um timer". Para completar a piada, Baldwin afirmou que Cameron retribuiu enviando para ela um Toyota, montadora japonesa que passa por um momento de crise internacional de confiança.Mas foi o comediante Ben Stiller quem roubou a cena ao aparecer caracterizado de Avatar para apresentar a categoria de melhor maquiagem. Pouco confortável com a cauda do personagem que representava, Stiller não se incomodou em usar lentes de contato amarelas e de pintar todo o rosto de azul. Apesar da “torcida” por Avatar, Stiller teve que entregar o prêmio para o filme Star Trek.

OSCAR 2010!

EUA - O filme "Guerra ao Terror" foi o grande premiado da noite deste domingo, na 82ª cerimônia do Oscar, no Teatro Kodak, em Hollywood.

Foto: EFE
Kathryn Bigelow é a primeira mulher a ganhar o Oscar na categoria melhor direção. Foto: EFE

Em uma disputa acirrada, "Guerra ao Terror" levou não só o prêmio mais cobiçado da premiação, o de melhor filme, como também o de melhor direção, com Kathryn Bigelow fazendo história. A diretora se tornou a primeira mulher a conseguir tal feito.

"Não há outra maneira de descrever isso: é o momento da minha vida", disse Bigelow no palco. Ela também dedicou o prêmio aos americanos que lutam no Iraque e no Afeganistão. "Que eles possam voltar para casa sãos e salvos", disse.

>> FOTOGALERIA: Veja as celebridades que marcaram presença na premiação

Antes da divulgação do resultado mais esperado da noite, os longas "Avatar", de James Cameron, e "Guerra ao Terror", de Kathryn Bigelow, dividiam o favoritismo na festa com nove indicações cada. O premiado filme da diretora venceu nas categorias melhor filme, diretor, roteiro original, montagem, edição e mixagem de som. "Avatar" levou para casa três estatuetas em categorias técnicas: melhor direção de arte, fotografia e efeitos visuais. Vale lembrar que Cameron e Kathryn já foram casados e atualmente estão separados amigavelmente.

>> Veja a lista com todos os indicados

O filme premiado já havia conquistado importantes prêmios, como seis Bafta (o Oscar britânico) além de importantes estatuetas no Producers Guild e no National Society of Film Critics. "Guerra ao Terror" conta a história de um grupo de soldados americanos do esquadrão anti-bombas na guerra do Iraque. Prestes a retornar para casa, o fim da jornada ganha contornos ainda mais tensos.

Mostrando esse conflito de sobreviver e matar, "Guerra ao Terror" preza pela mistura de documentário e ficção, com impressionantes realismo e crueldade. Além disso, traz um tema que ainda faz parte das manchetes dos jornais. A premiação, que começou às 22h30, contou com apresentação dos atores Steve Martin e Alec Baldwin.

Confira a lista de todos os premiados da noite:

Melhor filme: "Guerra ao terror"
Melhor direção: Kathryn Bigelow, “Guerra ao terror”
Melhor atriz: Sandra Bullock, "Um sonho possível"
Melhor ator: Jeff Bridges, “Coração louco”
Melhor filme estrangeiro: “O segredo dos seus olhos” ( Argentina)
Melhor edição (montagem): “Guerra ao terror”
Melhor documentário: “The cove”
Melhores efeitos visuais: “Avatar”
Melhor trilha sonora: “Up – Altas aventuras”
Melhor cinematografia (fotografia): “Avatar”
Melhor mixagem de som: “Guerra ao terror”
Melhor edição de som: “Guerra ao terror”
Melhor figurino: “The young Victoria”
Melhor direção de arte: “Avatar”
Melhor atriz coadjuvante: Mo’Nique, “Preciosa”
Melhor roteiro adaptado: “Preciosa”
Melhor maquiagem: “Star trek”
Melhor curta-metragem: “The new tenants”
Melhor documentário em curta-metragem “Music by Prudence”
Melhor curta-metragem de animação: “Logorama”
Melhor roteiro original: “Guerra ao terror”
Melhor canção: “The weary kind”, de “Coração louco"
Melhor animação: “Up – Altas aventuras”
Melhor ator coadjuvante: Christoph Waltz, “Bastardos inglórios”