quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Como se mede a quantidade de chuva que cai em determinada região?


Por meio de um aparelho chamado pluviômetro. “Ele é feito de um tipo de metal – geralmente alumínio. Que resiste bem à água – de forma cilíndrica e sua borda possui uma espessura determinada que evita que as gostas de chuva caiam fora do instrumento”, explica a meteorologista Rosângela Rizani Lopes, do Centro Regional de Meteorologia e Climatologia de São Paulo. Afunilado na ponta, o pluviômetro dispõe de uma torneirinha para se retirar a água acumulada. Após 24 horas, a água recolhida é transferida para provetas graduadas que possibilitam a leitura da quantidade de chuva. Por exemplo, se houver 10 milímetros de água dentro do pluviômetro, isso significa que no período considerado – de 24 horas -, em cada metro quadrado daquela região caíram 10 milímetros de altura de chuva. Para se saber a quantidade na semana ou no mês, somam-se os números diários. Existe ainda o pluviógrafo, um pluviômetro ligado a um computador. Quando o recipiente está cheio, é esvaziado automaticamente e o computador traça um gráfico.

Amanhecer: Atores falam sobre Mackenzie Foy


Mackenzie Foy foi a escolhida para viver a filha de Edward e Bella em Amanhecer. Pois a atriz está fazendo sucesso nos sets do longa.
Em uma entrevista para a MTV News, Elizabeth Reaser, que vive Esme na trama, contou que a garotinha vive no mesmo corredor que ela em Batom Rouge e que ela é muito profissional e uma ótima atriz:
- Ela nunca reclama de nada. Ela é muito profissional com relação a tudo. Ela é um doce.
Claro que com apenas 10 anos Mackenzie tem energia de sobra, e isso foi o que mais chamou atenção de Charlie Bewley, que vive Demetri nos filmes da saga.