quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

FOTO RETOCADA


Não tem coisa mais chata do que chegar em casa, ansiosa para descarregar as fotos no computador e descobrir que aquelas imagens, que pareciam incríveis no visor da máquina, estão, na verdade, horríveis: escuras, tremidas e mal enquadradas. Antes de se desesperar e deletar tudo de uma vez, saiba que existem programas de edição de fotos bem simples de mexer, e eficientes para minimizar pequenos defeitos. Tem também aqueles que, além dos retoques básicos, possuem ferramentas para deixar as imagens divertidas, personalizadas e com "jeito de profissional". Confira nossa seleção, e prepare-se para receber elogios em seu álbum!

Programa simples e funcional, sem aqueles menus complexos. Assim é o Picasa, um ótimo editor de fotos. Em português, permite fazer ajustes úteis e importantes nas imagens, de forma rápida e fácil. Com o software (gratuito e disponível na internet), é possível recortar, remover olhos vermelhos, endireitar a imagem, corrigir imperfeições (uma espinha, por exemplo) e adicionar legendas. Dá também para alterar o visual da foto, tornado-a preta e branca, sépia ou granulada (efeito de foto antiga). Para começar a edição, basta dar dois cliques sobre a foto do álbum. Na lateral esquerda da janela do programa, aparece um painel com três abas: "Correções básicas", "Ajustes" e "Efeitos". Em "Correções básicas" ficam as ferramentas de ajuste mais comuns: "Cortar", "Endireitar", "Olhos vermelhos", "Autocontraste", "Autocor" e "Luz de preenchimento".
O mais legal: A ferramenta "Retocar", na aba "Correções básicas". Com o pincel, é bem fácil corrigir olheiras, espinhas e manchas na pele, ou simplesmente apagar algum elemento da foto que não lhe agrade.
Para Baixar: picasa.google.com.br/download

ANSIEDADE

A ansiedade é uma característica biológica do ser humano, é uma reação normal, e todos nós nos sentimos ansiosos em algum momento da vida. Mas, se não for bem dosada, pode tornar-se uma doença. Ela chega sorrateiramente e provoca sintomas físicos e emocionais.
A ansiedade atinge muito mais as mulheres. “Devido ao acúmulo de atividades, as representantes do sexo feminino são as que mais sofrem com esse problema”, diz a psicóloga. Os hormônios também colaboram para que as mulheres fiquem ainda mais ansiosas. “Ela pode ser sentida principalmente na adolescência, na fase menstrual e frente a algo novo, desconhecido. Quando ela vem acompanhada de sintomas e prejudica a qualidade de vida, aí sim torna-se uma doença”.

Por que ela surge?

Anormalidade no cérebro e distúrbios hormonais desencadeiam o problema, mas o principal, segundo a psicóloga, são os estados emocionais que se adquire como consequência de situações corriqueiras. “Problemas na infância, situações traumáticas e estresse podem também desencadear a ansiedade”.
A dona de casa Ana Macedo, de 38 anos, não sabe ao certo quando surgiu a sua ansiedade. “Quando estou na fase da tensão pré-menstrual (TPM) não durmo direito, fico irritada e sinto dores fortíssimas no estômago”, diz Ana. Segundo ela, o nível de ansiedade é tanto que ela chega a roer as unhas, passar as noites em claro e, situações normais, como ir ao banco, por exemplo, são capazes de tirar-lhe o sono e o sossego. “Já cheguei a ir para compromissos sem dormir e, embora me sentisse cansada, depois não conseguia baixar toda a adrenalina e relaxar”, revela.

Como controlar a ansiedade?

- Praticando atividade física;

- Se conhecendo e policiando pensamentos e emoções;

- O uso de medicamentos é prescrito em casos avançados.

Sintomas mais frequentes

- Fadiga

- Insônia

- Falta de ar ou sensação de sufoco

- Formigamento nas mãos e nos pés

- Instabilidade ou sensação de desmaio

- Dores no peito e palpitações

- Arrepios , suores, frio, mãos úmidas

- Boca seca

- Contrações ou tremores incontroláveis

- Tensão muscular, dores

- Necessidade urgente de defecar ou urinar

- Sensação de ter um "nó" na garganta

- Dificuldades para relaxar

- Leve tontura ou vertigem