quinta-feira, 16 de junho de 2011

Por que xingamos nossos computadores, celulares e outros gadgets eletrônicos


O computador para de responder ou fecha inesperadamente seu trabalho não salvo. O iPod desenvolve um gosto musical próprio e ignora suas playlists. O celular para de funcionar quando você mais precisa. Quase todo mundo conhece a sensação de que os gadgets às vezes conspiram contra nós. E a reação? Geralmente é xingar, bater, jogar na parede…
Um artigo na Psycology Today mostrou que isso não é nenhuma loucura aleatória: a tendência de projetarmos emoções humanas em gadgets tecnológicos não só é muito comum (uma pesquisa mostrou que 79% das pessoas já fizeram isso), como também tem um propósito específico relacionado à necessidade de entender, prever e controlar o mundo ao nosso redor. Afinal, ninguém curte muito a ideia de perder o controle sobre as coisas. Quando isso acontece com nossos gadgets, começamos a procurar estímulos ou situações que nos ajudem a restaurar nossa sensação de estar no comando.
Em uma série de experimentos da Universidade de Chicago, o doutorando em Psicologia Social Adam Waytz e seus colegas descobriram que as pessoas tendem a antropomorfizar mais seus gadgets eletrônicos à medida que sua necessidade ou desejo de controlar as coisas aumenta. Por exemplo, em um dos estudos, eles descobriram que os voluntários estavam mais propensos a atribuir personalidade a gadgets imprevisíveis, que ameaçavam essa sensação de poder. Isso explica por que costumamos xingar nosso computador quando ele não faz o que queremos que faça, mas não costumamos elogiá-lo quando funciona direitinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário